
Tratamento não cirúrgico da Escoliose
O tratamento da escoliose começa com a avaliação e o diagnóstico pelo médico Ortopedista.
Se o grau de escoliose for:
10-20 graus Escoliose leve
-Observação
-Monitorização durante um período de tempo
-Estudar necessidade de fisioterapia especializada
20-45 graus Escoliose moderada
–Muito importante Fisioterapia especializada (exercícios terapêuticos de correção postural para escoliose)
-Ponderar colete ortopédico, prescrito pelo médico ortopedista.
> 50 graus Escoliose grave
-O tratamento pode ter que ser cirúrgico;
-Nos adultos: Fisioterapia especializada para melhoria da postura, alivio da dor e função respiratória.
Exercícios terapêuticos específicos para escoliose cientificamente comprovados
Existe uma tradição histórica sobre a prática de exercícios para a escoliose. Em diversos períodos históricos, o valor dos exercícios terapêuticos foi questionado pela baixa produção de conteúdo científico e por muitos profissionais de saúde não estarem familiarizados e indicarem exercícios generalizados.
No entanto, nos últimos 10 anos houve uma mudança muito relevante neste aspecto e os exercícios terapêuticos específicos, denominados PSSE, têm vindo a ser devidamente reconhecidos com produção de evidência cientifica de alta qualidade.
SOSORT
O tratamento fisioterapêutico específico para escolioses deve seguir os padrões internacionais estabelecidos pela SOSORT (International Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment) que define quais os tratamentos cientificamente comprovados na escoliose, e que a SRS (Scoliosis Research Society) apoia.


Objectivos dos tratamentos sugeridos pela SOSORT:
- Interromper a progressão da curva na puberdade (ou possivelmente até reduzi-la);
- Para prevenir ou tratar a disfunção respiratória;
- Para prevenir ou tratar alguma dor na coluna vertebral;
- Melhorar a estética via correcção postural.
Esses exercícios fisioterapêuticos específicos de escoliose (PSSE), são baseados na educação do paciente, na correcção automática 3D, na correcção da postura e em exercícios diários, seguidos por um fisioterapeuta experiente e especialista em postura e escolioses.
Programa escolioses
Individual- cada caso é um caso
Educativo: ensinar os conceitos básicos anatómicos para permitir a cada paciente localizar o seu padrão individual de escoliose. Aprender a viver de forma saudável, positiva e pro-activa.
Terapêutico: o paciente aprenderá a obter uma melhor postura, remodelar o corpo e ativar a musculatura mantendo a correção, equilibrando a longitude, a tensão e a função. Desde o início do processo, na integração da nova postura, para poder concluir finalmente os exercícios independentemente e mais tarde inconscientemente.
Saiba mais no artigo cientifico com diretrizes da SOSORT: (https://scoliosisjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13013-017-0145-8).

“A saúde é conservada pela conhecimento e observação do próprio corpo”